VARIZES: MITOS E PREOCUPAÇÕES

Pra comemorar as mais de 130 mil visitas do blog (!!!!) , além dos mais de 3500 "likes" da página do Pernas no facebook (oba!),  resolvi compartilhar aqui parte de um texto que escrevi em janeiro de 2013 para a revista Mix cidade, em Registro. Coincidentemente (mesmo!), a matéria levava o título  'PERNAS PRA QUE TE QUERO', e o objetivo era discutir algumas dúvidas super frequentes nos consultórios dos cirurgiões vasculares.

Mitos e verdades sobre varizes nas pernas


Todas essas dúvidas já foram, de alguma forma, pauta aqui no blog.  Os links estão juntinho pra quem quiser ler, reler e aprender um pouco além....!!!

Afinal de contas, quem nunca se perguntou (ou afirmou) ao menos uma vez...
 

salto alto, varizes, cirurgia vascular, são paulo

"TENHO VARIZES PORQUE USO MUITO SALTO ALTO"


  Estudos diversos já comprovaram q o uso de salto alto entre 3-4 cm não tem relação com a formação de varizes. Já o uso de saltos exageradamente altos (aqueles que impedem o movimento correto de caminhada, com flexão-extensão dos pés e movimentação da panturrilha) pode, sim, ser prejudicial (confira o post "salto alto causa varizes?")


Mito ou verdade: será que a musculação pode causar o aparecimento de varizes nas pernas?

“ATIVIDADE FÍSICA CAUSA VARIZES”


A prática de exercícios físicos sob supervisão, incluindo musculação em grau moderado, serve como forma de melhorar o retorno venoso e pode minimizar sintomas e surgimento de varizes. Porém os exercícios com excesso de carga aumentam a pressão intra-abdominal, dificultam o retorno venoso, e podem piorar o quadro em quem tem a doença. (tem mais sobre varizes e esportes nos posts "musculação causa varizes?" e "meias de compressão para corrida melhoram o desempenho?")


 “SE RETIRAR MINHAS VEIAS NUMA CIRURGIA, POR ONDE VAI PASSAR O SANGUE?”

A ausência das veias retiradas em uma cirurgia não provoca danos à circulação. As veias que são preservadas e o sistema venoso profundo são suficientes para garantir o fluxo necessário. (Você sabe como é feita a cirurgia de varizes tradicional? E a cirurgia com radiofrequência, você conhece?)

varizes porque temos varizes vasinhos veias

         

“NÃO ADIANTA FAZER TRATAMENTO ALGUM, POIS AS VARIZES VOLTAM”

Quando tratamos as varizes, são eliminadas apenas as veias acometidas e sem função. Com isso, conseguimos uma melhora nos sintomas e também no aspecto estético. Entretanto, por se tratar de uma patologia recidivante, não é incomum o surgimento de novas veias doentes com o passar dos anos. Uma investigação detalhada prévia ao tratamento ajuda a evitar essa "volta". (que tal dar uma olhadinha no post "por que eu tenho varizes?"...?)


Dores nas pernas podem ser causadas pela compressão do nervo ciático na hérnia de disco, varizes

"SINTO MUITAS DORES NAS PERNAS POR CAUSA DAS VARIZES"


Os principais sintomas das varizes são as sensações de peso e cansaço, geralmente ao final do dia, que pioram em épocas de mais calor e também no período pré-menstrual. Dores intensas ou irradiadas e formigamentos geralmente são relacionados a outras causas, como hérnia de disco, dor muscular e artrose, por exemplo. (quer saber mais? leia o post "dor nas pernas e suas causas")





A luz pulsada é absorvida pela hemoglobina, molécula que existem dentro dos glóbulos vermelhos do sangue

"LASER É O MELHOR TRATAMENTO"

Nem sempre. Em alguns casos, o laser pode provocar manchas e deixar um resultado estético desagradável. A indicação depende do tipo de veia a ser tratada e também do tipo de pele do paciente. Seu médico é a pessoa certa para ajudar na decisão. (se tem post? claro! "vasinhos nas pernas: como acabar com eles" "luz pulsada realmente trata os vasinhos???" "como tratar varizes nas pernas")



Espero que tenham gostado... Até logo!








Dra Anelise Rodrigues - Cirurgia Vascular
Sobre a autora
Dra. Anelise Rodrigues é médica, formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV/AMB. Estágios em Cirurgia Endovascular na Universidade de Barcelona / Espanha e Ultrassom Vascular na Clínica Fluxo/SP e no Maimonides Medical Center, New York/USA.
 Atua como Cirurgiã Vascular em São Paulo/SP e Cuiabá/MT.
Google+  Instagram







Postar um comentário