A Obesidade e as Varizes

Todos sabemos que a obesidade é hoje uma das maiores epidemias do mundo. O stress dos dias atuais, aliados ao sedentarismo e a uma alimentação pouco saudável são os principais colaboradores para que cada dia existam mais pessoas obesas por aí.

Além de todas as patologias associadas ao excesso de peso, como aterosclerose, hipertensão, problemas articulares, diabetes... Os pacientes com varizes também sofrem mais quando o ponteiro da balança sobe.

A obesidade é um importante fator de risco para as varizes


Embora a obesidade em si, isoladamente, não seja causadora de varizes, ela está associada à uma maior gravidade do quadro. O que isso quer dizer...???

O controle do peso é essencial para prevenir o aparecimento das varizes nas pernasÉ o seguinte: O fato de uma pessoa ser obesa não é suficiente para que se desenvolvam varizes. MAS se por uma série de causas associadas (confere no post por que eu tenho varizes?) as varizes estiverem presentes... em uma pessoa obesa o quadro será mais severo e com mais chances de complicações do que se a mesma pessoa estiver com peso considerado adequado. E isso não sou eu quem falo, são os estudos (leia mais aqui e aqui)



Mas como a obesidade pode afetar as veias?

Assim como na gestação (aproveite para ler o artigo sobre varizes na gravidez), uma pessoa obesa apresenta um aumento no volume interno abdominal, principalmente por acúmulo de gordura entre os órgãos. Isso acaba gerando uma compressão das estruturas intra-abdominais, incluindo a VEIA CAVA e as veias ilíacas - caminho por onde o sangue volta para o coração. Essa compressão dificulta a volta do sangue, que fica estagnado nas veias das pernas, aumentando a sua dilatação e piorando as varizes e seus sintomas. Também o acumulo de gordura e a fibrose no subcutâneo (embaixo da pele) prejudica a rede venosa, dificulta a drenagem e promove a estase.
A compressão das veias do abdome pelo excesso de gordura leva a aumento de pressão nas veias e varizes.
Além disso, o aumento da pressão e o excesso de peso no abdômen provoca um enfraquecimento da musculatura pélvica. Os músculos do chamado "assoalho pélvico" servem como uma bomba de sucção que facilita o retorno do sangue... e quando essa musculatura enfraquece, adivinha o que acontece??? Exatamente - o retorno sanguíneo piora e as varizes também...

Portanto, não custa insistir... cuide-se!!!

Alimentação balanceada, exercício físico e sono saudável são importantes armas na prevenção das varizes- Controle sua alimentação
- Durma bem
- Faça exercícios físicos regularmente e com orientação
- Sempre que preciso, PROCURE SEU MÉDICO!

Assim você terá uma vida muito mais saudável... e com menos varizes!!!

Até a próxima!



Dra Anelise Rodrigues - Cirurgia Vascular
Sobre a autora
Dra. Anelise Rodrigues é médica, formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV/AMB. Estágios em Cirurgia Endovascular na Universidade de Barcelona / Espanha e Ultrassom Vascular na Clínica Fluxo/SP e no Maimonides Medical Center, New York/USA.
 Atua como Cirurgiã Vascular em São Paulo/SP e Cuiabá/MT.
Google+    Instagram





Postar um comentário