Reembolso

Você sabia que a maioria dos convênios e planos de saúde permitem que você escolha o médico que irá realizar o seu tratamento, mesmo que esse médico não esteja no livrinho de referência?

Isso é chamado de livre escolha. Nesse caso, o convênio irá reembolsar o valor pago na consulta ou procedimento diretamente ao paciente.

Com esse sistema você tem a vantagem de ser tratado pelo médico que você escolheu, da sua confiança e sem interferência do plano de saúde na conduta médica.

Conheça o funcionamento do reembolso passo-a-passo:

Reembolso de Consultas Médicas


Esse processo de reembolso pode demorar de três a trinta dias, dependendo da operadora.

1o passo: Ligar na sua operadora de saúde (o telefone da central de atendimento geralmente está escrito na carteirinha) para saber o valor de reembolso para consultas médicas que você tem direito.

2o passo: Agendar a consulta com o médico da sua confiança. (Nesse momento você já vai saber se o valor cobrado pelo seu médico será coberto totalmente ou parcialmente pelo seu reembolso)

3o passo: Comparecer à consulta médica e receber o tratamento diferenciado que só o seu médico de confiança é capaz de realizar.

4o passo: Após a consulta, você deve solicitar a emissão de uma nota fiscal e/ou recibo contendo o valor da consulta, a data em que foi realizada, o nome e o número de registro do médico e realizar o pagamento. Fica a dica: se você realizar o pagamento por cartão de crédito ou cheque pré-datado, provavelmente o valor do reembolso estará na sua conta antes da fatura chegar ou do cheque ser depositado.

5o passo: Encaminhar a nota fiscal ou recibo ao seu plano de saúde. Isso pode ser feito por email, fax, correio ou site. Cada operadora tem um processo diferente, para saber o processo do seu plano de saúde em detalhes, clique aqui. Na minha clínica nós fazemos essa parte para você.

6o passo: Esperar que o valor do reembolso seja depositado na conta corrente do titular do plano. Se não houver uma conta cadastrada, o dinheiro fica disponível através de uma ordem de pagamento na agência bancária.

Reembolso de exames e cirurgias


1o passo: Após a indicação da realização de um exame ou cirurgia pelo seu médico de confiança, este fará um pedido médico e um relatório explicando a necessidade do procedimento e o orçamento detalhado dos honorário.

2o passo: O pedido e o relatório médico devem ser encaminhados ao convênio por email, fax, correio ou site. Cada operadora tem um processo diferente, para saber o processo do seu plano de saúde em detalhes, clique aqui. Na minha clínica nós fazemos essa parte para você.

3o passo: Aguardar a resposta da operadora com a Prévia de Reembolso, que consiste em um documento no qual o plano de saúde diz qual o valor que o usuário tem direito a receber como reembolso pelo procedimento solicitado.  (Nesse momento você já vai saber se o valor cobrado pelo seu médico será coberto pelo seu reembolso) Na minha clínica, a Fran e a Serena realizam o acompanhamento de todo o processo e te avisarão quando tudo estiver aprovado!

Hoja a gente aí: Serena, Fran e eu!
4o passo: Após a liberação da Prévia de Reembolso, o exame ou cirurgia já podem ser agendados na clínica ou hospital de sua preferência.

5o passo: Realizar o exame ou a cirurgia com seu médico de confiança no hospital ou clínica escolhidos por vocês.

6o passo: Após a realização do procedimento, você deve solicitar a emissão de uma nota fiscal e/ou recibo contendo o valor dos honorários, a data em que foi realizado, o nome e o número de registro do médico e realizar o pagamento. Fica a dica: se você realizar o pagamento por cartão de crédito ou cheque pré-datado, provavelmente o valor do reembolso estará na sua conta antes da fatura chegar ou do cheque ser depositado.

7o passo: Encaminhar a nota fiscal ou recibo ao seu plano de saúde. Isso pode ser feito por email, fax, correio ou site. Cada operadora tem um processo diferente, para saber o processo do seu plano de saúde em detalhes, clique aqui. Aqui, novamente a Fran e a Serena encaminham os papéis e correm atrás de tudo para você!

8o passo: Esperar que o valor do reembolso seja depositado na conta corrente do titular do plano. Se não houver uma conta cadastrada, o dinheiro fica disponível através de uma ordem de pagamento na agência bancária. Esse período pode demorar de três a quarenta e cinco dias, dependendo da operadora.



Dra Juliana Puggina - Cirurgia Vascular - CRM/SP 134.963
Sobre a autora
Dra. Juliana Puggina é médica cirurgiã vascular e escreve artigos informativos no blog 'Pernas pra que te quero'. Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology.

Clínica Essenza
Rua Oscar Freire 2250 cj 101 e 102 -Jd. América - São Paulo/SP
Entre em contato:
Telefone 11 3061-3892
Whatsapp 11 97479 2250
Postar um comentário